Ad

15 de abr. de 2011

0

O Significado de "Rá-Tim-Bum"!





"Vivendo e "aprendendo". Eu pensava já ter ouvido toda a sorte de lendas e contos urbanos, mas sempre há tempo de aprender mais uma. E devo adimitir: a criatividade do povo é grande. Fico pensando o que leva uma pessoa a inventar uma história dessas - como a que vou contar. Acredito que é a necessidade de ser o centro das atenções por algum momento. Afinal, se você sabe algo "obscuro", "desconhecido", será o chamariz dessa intrigante conversa, por mais baboseira que isso seja. E assim nasceram a Loira do Banheiro, o Homem do Saco(*), o Bicho Papão e tantos outros.
Durante uma festa 
de aniversário neste final  de semana, no momento em que o aniversariante se preparava para assoprar as velinhas e cortar o bolo, antes do tradicional parabéns, uma pessoa se pronunciou - em voz alta -, e instruiu os convidados a não cantarem o "Ra-Tim-Bum" do tradicional "Parabéns a Você", pois alegou que essa frase vinha da Grécia Antiga e significaria "Seja Infeliz Para Sempre"...

 Em meio a muitas caras com pontos de interrogação, ninguém contestou - afinal, ninguém quer estragar uma festa - e nada que uma pequena confusão no final da cantoria, já gritando o nome do aniversáriante - resolvesse a situação.
Em tempo: Eu saí deveras bêbado da festa. O que não quer dizer que essa curiosidade tenha saido da minha cabeça. Meus amigos mais próximos sabem da minha incontrolável vontade de comprar uma filmadora e criar o "Mythbusters Brasil" e matar as curiosidades que temos sobre as lendas urbanas nacionais, como beber leite e comer manga ou ainda urinar em uma piscina de hotel e ver se um liquido azul ou vermelho vai rodear você. Minha curiosidade como Mythbuster Brasileiro me fez começar uma cruzada para descobrir sobre "Ra-Tim-Bum", o código do demônio.
Em uma pesquisa inicial a primeira surpresa: a lenda urbanda não é nova, já tem um bom tempo e muitos acreditam nisso. Existem algumas variantes sobre a mensagem, como "Amaldiçoado, Amaldiçoado está" ou coisas do gênero. Tem pessoas que acham até se tratar de um "grito de guerra", ou - a explicação mais estapafúrdia que eu achei, com bases "históricas" que você não encontra como referência em lugar nenhum - diz que era "uma palavra mágica utilizada pelos persas na idade média durante rituais satânicos, e quando dita ao contrario realizava os pedidos de quem pronunciou" (acho que quem disse isso tava zoando, mas ficou legal, mesmo assim).
Voltando à teoria da pessoa que afirmou se tratar de uma sentença grega, apesar de não ser grego, sei que no grego antigo a sílaba "Bum" não existia. Não sei as demais, mas sei que a sonoridade do "Bum" não tinha este sentido. Se você pensou em palavras como "Curriculum", "Alditorium" ou algo assim, isso é latim e não grego. Mesmo assim, nenhum "Bum".
Lembrei até do cara que dizia "Rá" e ressucitava passarinhos. Esqueci o nome dele agora, pena.
Levando em consideração os fatos históricos, "Parabéns a você" é uma adaptação do original inglês "Happy Birthday", que por sua vez deve ter sido uma adaptação de alguma outra lingua - que não vou pesquisar agora, mas já está anotado "descobrir de onde veio o "Parabéns" -, mas o ponto que gostaria de levantar é que a versão original em inglês, que com certeza gerou a nossa - não possui o Ra-Tim-Bum. Estranho, não ? Na verdade não, mas é só pra criar um clima.
Vamos aos finalmente: "Ra-Tim-Bum" é uma onomatopéia. Para quem não sabe, uma onomatopéia é quando representamos com palavras sons de objetos, batidas e afins. Quem via o seriado do Batman Gorducho lembra de quando ele dava porrada nos bandidos e a tela aparecia "BUM", "SOC", "POW". Os leitores de gibi estão mais acostumados com onomatopéias. No caso de "Ra-Tim-Bum" representa o som de um tambor, uma percurssão, pois indica o fim da cantoria e o inicio da gritaria do nome do homenageado. Fantástico, não? Na verdade não, mas é só para tornar um assunto desinteressante em algum supostamente interessante. Agora interessante mesmo é saber porque motivo alguém inventaria uma coisa dessas. Provavelmente é alguém que nunca teve uma festa de aniversário, e a dor disso fez com que a lenda nascesse e ainda hoje povoa a mente de algumas pessoas."



-> Aposto que sua vida mudou agora!!! ^^




Via Yahoo !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras dos Comentarios

1) Esse Blog não é uma Democracia, se o seu comentário não tiver nada a ver ele será deletado..

2) Não são permitidos:
- Palavrões
- Ofensas
- Propagandas
- Pornografia


*Se o seu comentário não se encaixa na descrição acima, fique a vontade e deixe sua opinião.

Vale o Click

Related Posts with Thumbnails